Fuga de água

Como detectar fugas de água em sua casa? (2/3)

Maneiras de detectar a fuga de água

Além do contador de água, você também poderá usar outros métodos, como:

Caixa-de-água: feche todas as torneiras da sua casa, desligue todos os aparelhos que usam água (como a máquina de lavar roupas e a máquina de lavar loiças) e não use a sanita, nem os chuveiros. Impeça a entrada de água na caixa-de-água. Marque o nível da água na caixa e verifique depois de uma hora se ele baixou. Caso isse tenha acontecido, está a enfrentar uma fuga de água na canalização ou na casa de banho.

Sanitas: atire beatas de cigarro na sanita. Se elas ficarem depositadas no fundo, significa que não há fuga de água, mas, se houver movimentação, pode estar a acontecer uma fuga no autoclismo.

Ramal direto da rede de água: feche a torneira do cavalete que alimenta de água a sua residência. Abra uma torneira que seja alimentada com água da rua (do jardim ou do tanque). Espere até a água parar de correr. Coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se houver sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe uma fuga de água no tubo que é alimentado diretamente pela rede de água. Nesse caso, contate a distribuidora de água.

Como resolver as fugas de água?

Agora que já sabe que está a enfrentar uma fuga de água, que tal descobrir a fonte do problema?

– Procure por fugas na sua caixa de água quente: em alguns casos, as caixas de água quente possuem uma válvula redutora de pressão que pode estar ligada a um ralo que esteja com uma fuga. Para descobrir se esse é o seu problema, use o tubo de drenagem, ou, então, tente ouvir um assovio. Nesse caso, se notar uma fuga em sua caixa de água quente, o ideal é procurar um canalizador para resolver a questão.

– Procure por fugas nas torneiras: torneiras que ficam a pingar por um longo período, no final do mês podem comprometer o nosso orçamento. Se estiver com uma torneira a pingar uma gota por segundo, por exemplo, no final do mês terá gasto, aproximadamente, 500 litros a mais de água!

Torneiras pingando são fáceis de notar, porém, as vezes, a fuga pode estar no tubo que leva água até ela. Nesse caso, use uma chave de fenda longa e posicione a parte metálica da ferramenta na torneira e a outra ponta na junta do seu polegar. Em seguida, apoie a junta o mais próximo possível do seu ouvido. Se você notar algum som, é possível que as tubagens próximas da toneira estejam com uma fuga de água.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

SOS Multiassistência
R. da Condessa 36, 1200-122 Lisboa
212 495 014
[email protected]

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top