Resolva Já O Seu Problema! Ligar!
tubagens antigas
Jactos de alta pressão para tubagens antigas (3/3)
Outubro 12, 2016
sanita entupida
Sanita entupida? Saiba como proceder! (2/3)
Outubro 26, 2016

Sanita entupida? Saiba como proceder! (1/3)

entupimento de sanita

Um fato corriqueiro e muito comum na maioria dos lares é o entupimento da sanita. Apesar de ser bem rotineiro, não deixa de ser um momento estressante e até um pouco nojento para algumas pessoas. Na maior parte das vezes, a resolução é simples, e bastam pequenas medidas para resolver a situação. Porém, em outras, você terá de recorrer a uma equipa de canalizadores. Tudo irá depender do motivo do entupimento.

 

Porque estou com a sanita entupida?

Em geral, as sanitas entopem pelo descarte indevido de materiais. Beatas de cigarro, pensos higiênico, fraldas, materiais plásticos e outros itens costumam ser atirados pela sanita por algumas pessoas. Como a canalização não foi projetada para esses objetos, ela não consegue suportar e acaba por entupir.

Em outros casos até os materiais de limpeza podem ser um problemas. Por isso, o indicado é evitar o uso de pedras sanitárias, pois elas podem desprender do suporte e acabar por entupir a canalização, ou ainda podem soltar pedaços maiores do que o ideal. Opte por opções líquidas, que realizam o mesmo serviço de desinfecção, sem o risco de entupir a sua sanita.

Como você pode notar, na maior parte das vezes, o entupimento está relacionado ao mau uso da sanita. Se você evitar descartar materiais estranhos a sanita, dificilmente terá problemas com ela.

 

Quais medidas posso tomar quando notar que minha sanita entupida?

Se, ao acionar o autoclismo, notar que sua sanita está a demorar para escoar a água e pode até mesmo transbordar, tome algumas atitudes rapidamente:

Retire materiais do entorno: a primeira dica é limpar o local próximo a sanita, retirando tapetes, lixeiras e outros itens próximos. Além disso, levante a tampa da sanita e não tente acionar o autoclismo novamente. Isso irá impedir transbordamentos, ou, ao menos, que eles sujem a sua casa de banho.

Interrompa o fluxo de água da casa de banho: faça isso imediatamente. Em geral, há uma torneira próxima a sanita, ao chuveiro ou a pia, dentro da casa de banho.

Cheque o nível da água: antes de usar um desentupidor manual é importante que o nível de água esteja adequado. Por isso, se ele estiver muito baixo, adicione um pouco mais com um balde, de modo que a água fique quase pela metade da sanita. Não coloque água em excesso, porque ela poderá atrapalhar.

Use o desentupidor manual: este deve ser o seu primeiro item na hora de desentupir uma sanita. Assim que adicionar água suficiente, mergulhe o desentupidor e cheque se é possível trabalhar. Faça movimentos para cima e para baixo fortemente por dez vezes e, então, retire de forma rápida o desentupidor. Se a água escoar normalmente, é possível que tenha realizado o desentupimento. Porém, mesmo assim, despeje mais água até que a sanita se esvazie por várias vezes.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

SOS Multiassistência
R. da Condessa 36, 1200-122 Lisboa
212 495 014
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *