As fossas sépticas são excelentes opções para quem não dispõe de tratamento de esgoto, já que elas mantém a sua família livre de doenças, como verminoses e endemias, e ainda não contamina o meio ambiente.
Porém, para que a sua fossa venha a funcionar corretamente, é preciso que você efetue a limpeza periódica na mesma. Somente dessa forma você irá evitar problemas bastante inconvenientes e preocupantes, que podem colocar em risco a funcionalidade da sua fossa séptica.
O que é uma fossa séptica?
A fossa séptica é um dispositivo de tratamento de esgoto destinado a receber a contribuição residencial de uma ou mais casas e com a capacidade de promover um tratamento do esgoto de maneira eficiente.
Ela funciona como uma câmara enterrada no chão da residência e deve acumular resíduos domésticos ou industriais (dependendo da sua finalidade) durante um determinado período de tempo, de forma a transformá-lo em compostos mais simples e estáveis.
Como funciona uma fossa séptica?
Uma fossa é composta por três recintos que são interligados. A água chega ao primeiro, onde se decanta e se deposita no fundo, em forma de lodo. Assim, é formada uma substância mais leve, como uma espuma, que passa a água para o segundo recinto, onde os sólidos são decantados e arrastados e os efluentes passam para o terceiro recinto. Ali, eles permanecem até alcançarem o nível necessário para a sua descarga sobre filtros de areia ou poços filtrantes.
Todos os fluídos são enviados através de um tubo de saída no tanque séptico para o campo de lixiviação, que é o local onde a água residual é despejada.
Preciso contratar uma empresa para limpar a minha fossa?
Isso é o ideal, pois a empresa especializada possui os equipamentos e as ferramentas necessárias, além de uma equipa qualificada, para lidar de acordo com cada tipo de fossa. Além disso, uma vantagem muito importante da contratação de uma empresa é que, em geral, ela possui maneiras de tratar os dejetos descartados, de forma a não poluir o meio ambiente, como lagos, rios ou a contaminação direta de pessoas.
Para realizar esse serviço, as empresas usam um camião equipado com bombas de alta pressão. Esses jactos são os responsáveis pela limpeza adequada da sua fossa. Depois de realizado todo o trabalho, os restos de dejetos são depositados em locais autorizados pelas entidades de vigilância sanitária. Essa é uma maneira de evitar a contaminação do meio ambiente e de pessoas com os restos das fossas sépticas.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
SOS Multiassistência
R. da Condessa 36, 1200-122 Lisboa
212 495 014
info@multiassistencia.pt