Uma boa limpeza de fossa séptica é fundamental para que tudo funcione de maneira adequada em sua residência ou empresa. Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre esse assunto. Se você não sabe o que é fossa séptica, veja a nossa primeira parte desse artigo e entenda o que é e de que modo funciona este sistema.
Limpeza de fossa séptica: por que fazê-la?
Se você está a pensar em limpar a sua fossa sozinho ou contratar uma empresa sem especialização no assunto, é possível que acabe não tendo o resultado esperado, pois limpar uma fossa é um assunto trabalhoso e complicado, que exige muitos cuidados. Um exemplo é o uso de objetos pontiagudos, muito comum em limpezas feitas sem o devido cuidado, e que pode causar danos ao interior da fossa.
Outro ponto a se considerar é a coleta e o descarte de resíduos sólidos. Se você irá fazer a sua limpeza por conta própria, deverá decidir de que forma irá transportar os resíduos e descarta-los de maneira segura, em local próprio destinado a isso, e evitar a contaminação do solo e da água. Lembre-se que, se não realizar a retirada e o transporte de maneira adequada, poderá colocar em risco todos os envolvidos com o trabalho, já que há chances de se contaminar por várias doenças e verminoses.
Além de realizar a limpeza de fossa séptica, os profissionais que trabalham nesse ramo, também procedem com a inspeção da mesma, para garantirem de que ela está a funcionar adequadamente. Por isso, costumam analisar as tampas da fossa, as caixas de gordura e o estado geral da fossa, buscando por rachaduras ou infiltrações que podem indicar a necessidade de trocas e reparos.
Quando sei que está na hora de limpar a minha fossa?
Muitas vezes, as pessoas apenas acionam o serviço de limpeza de fossa séptica quando já estão a enfrentar problemas. Esse hábito deve ser evitado para que você mantenha a sua fossa a funcionar sempre em perfeito estado.
O mais adequado é cuidar corretamente e prestar atenção a sinais como odor desagradável nos ralos e na sanita. Outro indício de que deve limpar a sua fossa é quando, ao acionar o autoclismo, perceber que a água da sanita está a borbulhar em demasia, ou se notar que a tampa da fossa ou a caixa de gordura possuem infiltrações.
De qualquer forma, fique atento ao tempo. Em geral, deve-se manter a limpeza periódica a cada 2 ou 3 anos. Mas, se notar as questões citadas acima antes desse tempo, não hesite em chamar por uma equipa especializada.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
SOS Multiassistência
R. da Condessa 36, 1200-122 Lisboa
212 495 014
[email protected]