Se você não encontrar a fuga próxima das torneiras, poderá repetir esse procedimento no interior da sua casa, verificando todas as torneiras, chuveiros, banheiras, tanques, aquecedores, etc.
Procure pelas fugas em outros locais: verifique as cabeças das duchas, as mangueiras, os sistemas de irrigação e a piscina.
Veja se há humidade nas paredes, pisos e azulejos: geralmente quando a água está a infiltrar nesses locais, aparecem manchas escuras. Porém, quando a fuga ainda é pequena, o único indicio é apenas a humidade. Verifique se as paredes internas e externas da sua casa estão humidas, se os pisos estão rachados ou se os azulejos estão estufados. Caso note itens assim, contate um canalizador, pois poderá estar a enfrentar uma fuga nas canalizações internas da sua parede.
Verifique os reservatórios subterrâneos de edifícios: se você mora em condomínios, sabe que localizar a fuga de água, muitas vezes, pode ser mais dificil. Uma dica é fechar a torneira de saída do reservatório de água do subsolo. Marque no reservatório o nível de água e, depois de uma hora, veja se ele baixou. Se isso aconteceu, existe uma fuga de água em alguns desses tubos: nas paredes do reservatório, nas tubagens de alimentação do reservatório ou nas tubagens de limpeza.
Porque é importante descobrir o local exato da fuga?
Muitas vezes, ao detectar onde está a ocorrer uma fuga de água, você mesmo poderá fazer o reparo, como no caso das torneiras pingando ou até mesmo nos autoclismos.
Mas, se ao descobrir o ponto da fuga, notar que não poderá resolver a questão sozinho, poderá indicar ao canalizador onde está o problema, e evitar gastos a mais de tempo e dinheiro ao buscar encontrar o problema.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
SOS Multiassistência
R. da Condessa 36, 1200-122 Lisboa
212 495 014
[email protected]