Resolva Já O Seu Problema! Ligar!
entupimento caixa de gordura
Entupimento: como identificar e consertar? (3/3)
Setembro 21, 2016
jactos de alta pressao
Jactos de alta pressão para tubagens antigas (2/3)
Outubro 5, 2016

Jactos de alta pressão para tubagens antigas (1/3)

As canalizações mais antigas são sempre um motivo de alerta, porque elas podem enferrujar e contaminar a água, ou ainda se entupirem mais facilmente. Quando esta última situação ocorre é necessário ter muito cuidado com as medidas a tomar, já que os canos antigos normalmente são feitos em materiais como chumbo e ferro e podem estar em más condições de manutenção.

A depender do método escolhido para realizar o desentupimento, as tubagens antigas poderão se romper e causar estragos ainda maiores.

 

Como as tubagens antigas se entopem?

Assim como os canos mais novos, os antigos também podem se entupir pelo acúmulo de materiais estranhos como cabelos, óleo, sabão, gorduras, restos de alimento, xampu, entre outros.

Além disso, as tubagens antigas podem acumular materiais como o iodo e a ferrugem que ajudam a diminuir a passagem da água. Com o tempo, esses materiais vão se depositando nas paredes dos canos, reduzindo o diâmetro do tubo e comprimindo o livre fluxo da água residual. Assim, rapidamente está a formar um entupimento em sua canalização.

Nas tubagens de ferro galvanizado, o desgaste natural do tempo, aliado aos elementos químicos inseridos no tratamento de água, por exemplo, podem fazer com que ocorra a oxidação e essas partículas dos canos se soltem, entupindo a rede.

 

O que são as incrustações e como evitar?

As incrustações acontecem no interior das tubagens metálicas, onde ocorre a fixação de substâncias em suspensão e da precipitação de sólidos dissolvidos. As incrustações são inimigas silenciosas porque podem se acumular nas tubagens por muitos anos, sem serem notadas, gerando ineficiência e problemas posteriores.

Alguns fatores podem acelerar a incrustação, como mudança de pressão (como em conexões onde o fluxo é turbulento pela existência de obstáculos e válvulas), saídas de líquidos como torneiras e chuveiros e em locais onde haja mudanças de direção das canalizações.

Alguns problemas causados pelas incrustações são: bloqueio do sistema de canalizações, perda de pressão da água devido à redução do diâmetro do tubo, acúmulo de ferrugem nos tubos que pode provocar corrosão, desenvolvimento de bactérias em tubagens de água potável, reparos contínuos, perda de energia nos sistemas de água quente, entre outros.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

SOS Multiassistência
R. da Condessa 36, 1200-122 Lisboa
212 495 014
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *