Para encerrar a nossa série de postagens sobre inspeção por câmaras de vídeo, hoje vamos derrubar um mito amplamente utilizado por várias equipas de canalizadores em todo o mundo. Será que as câmaras de vídeo podem resolver todas as questões relacionadas às tubagens e será que todos os tubos podem ser vistoriados por esse sistema?
Se você perdeu os nossos posts anteriores, não se preocupe. Você pode conferir aqui a parte um (em que explicamos o que é essa inspeção e quais seus benefícios) e aqui a parte dois (em que mostramos as principais indicações desse sistema).
A inspeção por câmaras de vídeo resolve todos os problemas?
Não. Veja que esse é um método usado para identificar e localizar a avaria, não para consertá-la. Os canalizadores utilizam as câmaras de vídeo para poderem enxergar o estado de conservação, as obstruções e as fugas de água presente nas canalizações da sua residência, do seu comércio, da sua indústria ou do seu condomínio.
Com isso, é possível que ele planeje a melhor maneira de resolver a questão. Muitas vezes, o canalizador poderá usar jactos de alta pressão – em casos de obstruções- ou realizar pequenas obras para remendar os tubos – e conter as fugas de água- ou, até mesmo, trocá-los por materiais mais modernos.
A vantagem não está na possibilidade de resolver o problema através das câmaras de vídeo, mas, sim, em detectar exatamente onde está a ocorrer o problema e evitar transtornos maiores, como obras desnecessárias. Mas, note, que em muitos casos, ainda será preciso realizar algumas obras para o conserto da avaria, principalmente, quando as suas canalizações forem subterrâneas ou de acesso mais complicado.
Todos os tubos podem ser vistoriados pelo sistema de inspeção com câmaras de vídeo?
Sim e não. Para algumas medidas de tubos, o canalizador precisará dispor de um aparelho específico de inspeção. Nesse caso, é sempre necessário contatar a empresa de forma antecipada, para garantir que está a contratar o melhor serviço para o seu caso.
Não se esqueça de expor a sua situação, e se você dispõe de canalizações com medidas diferentes da usual, converse antes com o canalizador. Assim, ele poderá planejar a melhor forma de lhe atender.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
SOS Multiassistência
R. da Condessa 36, 1200-122 Lisboa
212 495 014
info@multiassistencia.pt