Resolva Já O Seu Problema! Ligar!
inspecao por camaras de video
Saiba tudo sobre inspeção por câmaras de vídeo (3/3)
Setembro 7, 2016
fazer um desentupimento
Entupimento: como identificar e consertar? (2/3)
Setembro 21, 2016

Entupimento: como identificar e consertar? (1/3)

entupimento de sanita

Os entupimentos são sempre situações desagradáveis e incômodas, que, às vezes, nos pegam de surpresa e acabam nos trazendo muita preocupação. Porém, nem sempre é preciso deixar a situação se tornar um caso muito complicado.

Saber identificar de antemão que se está a enfrentar um problema com as canalizações pode ser muito útil, inclusive na hora de resolver a situação e consertar a avaria. Em muitos casos, os entupimentos se iniciam ainda muito pequenos e podem ser revertidos pelos próprios moradores da residência, sem a necessidade de contratar uma empresa especializada.

Esta atitude de conseguir identificar um problema quando ele ainda é pequeno, poderá lhe ajudar a evitar ter de enfrentar situações mais complicadas e urgentes, que causam transtorno e muita preocupação.

Os locais mais comuns a terem entupimentos são as sanitas, os ralos e lavatórios das casas de banho, as pias da cozinha, as caixas de gordura, entre outros.

 

Entupimentos nas sanitas

Este é um entupimento muito comum de acontecer na maioria dos lares e, em geral, é causado por materiais sólidos que são descartados de forma indiscriminada nas sanitas.

Para identificar esse problema, verifique:

  • qual a quantidade de água dentro da sanita? Ela está abaixo ou acima do nível normal? Em ambos os casos, é possível que esteja a enfrentar um entupimento em sua sanita.
  • qual a vazão da água após acionar o autoclismo? Se ela for baixa, é provável que a sua sanita esteja entupida.

Para resolver esse problema, poderá usar alguns métodos caseiros.

  1. Desentupidor
  2. Este é o método mais simples e fácil de desobstruir a passagem de água. Antes, porém, certifique-se de que há água o suficiente na sanita para que a sucção seja feita de forma correta. Você poderá optar entre dois tipos de desentupidores: o de forma arredondada, especial para uso em sanitas ou o que possui uma espécie de cabeça projetada, que pode ser usado em toda a casa de banho.
  3. Folhas de jornal e sacola plástica
  4. Abra a tampa da sanita e deixe o assento abaixado. Depois, cubra toda a superfície com a sacola plástica e coloque o jornal por cima, de modo a cobrir a área também. Feito isso, abaixe a tampa da sanita e certifique-se de que não existe nenhuma abertura para que o ar saia ou entre na sanita.
  5. Quando você acionar o autoclismo, o ar não terá outra saída a não ser seguir o fluxo de água, que, juntos, irão empurrar o que estiver a bloquear a passagem.
  6. Água fervente
  7. Despeje um balde de água fervente dentro da sanita. Depois, jogue um pouco de lixívia e espere por até 3 horas antes de acionar o autoclismo.
  8. Vinagre e bicarbonato de sódio
  9. Misture meio copo de bicarbonato de sódio com meio copo de vinagre e jogue dentro da sanita. Acione o autoclismo e espere para ver se o problema foi solucionado.

 

Como evitar o entupimento na sanita?

  • Não use a sanita como lixeira e evite jogar por ela pensos higiênicos, beatas de cigarro, ou qualquer outro objeto estranho.
  • Prefira desodorantes sanitários líquidos, ao invés dos em pedra, porque estes podem se partir ou descolar da parede da sanita enquanto aciona ao autoclismo, provocando o entupimento.
  • Não jogue cabelo na sanita.
  • Se você mora em condomínio, verifique as tubagens com os vizinhos, às vezes, o problema pode ser mais grave, como o entupimento de uma coluna.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

SOS Multiassistência
R. da Condessa 36, 1200-122 Lisboa
212 495 014
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *